segunda-feira, 14 de março de 2011

"Troque um parlamentar por 688 professores com nível superior"

   É incrível pensar na ideia de que um professor de escola pública brasileira precisa se submeter à humilhação de expor seu salário na internet, como forma de protesto pela ridícula quantia. O valor é de 650 reais, pago no interior da Bahia. O professor fez a conta e chegou ao impressionante resultado: os gastos anuais com um parlamentar brasileiro equivalem ao salário de 688 professores com nível superior. Na campanha, o professor pede para que seja trocado um parlamentar por 688 professores. Um deputado custa 10,2 milhões de reais por ano aos cofres públicos.
   Enquanto isso, segundo o site Todos pela Educação, o Brasil está na posição de número 85 no ranking mundial de educação e não conta com nenhuma instituição de ensino superior entre as 100 melhores do mundo. A mais bem posicionada é a USP (Universidade de São Paulo) na 232ª posição. Talvez seja por isso que palhaços sejam eleitos e que esses mesmos palhaços precisem se submeter a um teste para comprovar que sabem ler e escrever. O Brasil permite que suas crianças deixem de estudar e ainda oferece uma educação de baixa qualidade às que estudam.
   Como teremos um povo atuante e uma democracia consolidada se o país prefere gastar 10 milhões de reais com parlamentares e pagar 650 reais a um professor? Sendo que o professor é o profissional responsável pela base intelectual da população brasileiro. Seria ótimo se o grito de socorro desse professor ecoasse em todo o Brasil e se tornasse o grito de socorro da educação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário