quinta-feira, 3 de março de 2011

Reforma política

   Nesta semana, foram abertas as comissões parlamentares da Câmara e do Senado que discutirão a tão aguardada reforma política. Entre as propostas, está a mudança no formato das eleições, a discussão sobre o voto ser ou não obrigatório e financiamento público de campanha. A Câmara terá 180 dias para fechar as propostas e o Senado vai decidir em 45 dias.
   Essas mudanças estão sendo pensadas 30 anos depois da redemocratização. Pode parecer um longo período, mas será que foi o suficiente para que a população tenha se acostumado a votar para presidente? O Brasil não é um país de tradição democrática. Nos últimos cem anos, passou por duas ditaduras e precisou conviver com um sistema eleitoral excludente, que praticava o voto de cabresto e outras imoralidades.
   A reforma política se faz necessária no Brasil, mas precisa ser amplamente discutida com a população, para que não acabe prejudicando ainda mais a participação popular. Mas, o problema disso tudo é confiar em certos deputados e senadores que farão essa discussão, tendo em vista diversas atitudes tomadas pelas duas casas, como o aumento do próprio salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário