quarta-feira, 2 de março de 2011

Deputado Jair Bolssonaro x Democracia

“Somos a maioria, legislamos para a maioria e a minoria tem que obedecer”, deputado Jair Bolssonaro em um debate sobre o Kit Gay.

   Com essas palavras, o deputado do Democratas do Rio de Janeiro jogou no lixo toda a discussão criada durante décadas em torno dos direitos humanos e da emancipação das minorias e de outras parcelas da sociedade que nunca tiveram voz e direitos reconhecidos. A frase foi dita em um debate sobre o Kit Gay, promovido pelo programa do Ratinho. A proposta é criar uma campanha para combater homofobia nas escolas, por meio de vídeos e cartilhas educativas. Porém, o projeto revoltou o deputado. Segundo ele, isso caracteriza apologia à homossexualidade e é uma afronta à família.
   Com essa atitude, o deputado não demonstra desprezo apenas aos homossexuais, mas à democracia, ao se colocar contra um projeto que visa garantir a integridade física e psicológica de uma parcela da sociedade vítima de forte preconceito. Assim como todos os heterossexuais, os homossexuais, bissexuais, transexuais e travestis são cidadãos com deveres e direitos que ainda precisam ser reconhecidos. Mas, infelizmente, o Congresso está cheio de deputados como Jair Bolssonaro, que impedem a aprovação de projetos, como a PLC 122, que iguala a homofobia a crimes de racismo.
   Quando afirma que as minorias devem apenas obedecer, o deputado viola a democracia e a ideia de representatividade. Ao contrário do que disse, ele não foi eleito para defender o que chama de maioria e sim para defender o interesse de toda a sociedade, que deu a ele o poder de tomar as decisões em prol do bem estar da comunidade.
Porém, o mais preocupante é saber que a população continuará elegendo esse tipo de político. As pessoas precisam saber o que é democracia, já que muitos deputados não sabem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário